A cidade de Jaguarari, localizada no centro-norte da Bahia, registrou um novo tremor de terra na madrugada da última terça-feira (1º). De acordo com informações do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN), o abalo ocorreu por volta de 00h39 e teve uma magnitude preliminar de 1.6 mR. Esse foi o segundo tremor em menos de 24 horas na região, já que no dia anterior houve um evento sísmico de 1.5 mR.
Apesar da ocorrência, os moradores de Jaguarari não relataram ter sentido o tremor. Isso acontece porque abalos de baixa magnitude, como esses, costumam ser imperceptíveis para a população, embora sejam detectados pelos equipamentos de monitoramento sísmico.
Tremores como esses não são raros na Bahia. Durante o mês de março, outras cidades do estado também registraram atividades sísmicas de baixa intensidade, como Jacobina, Amargosa e Campo Formoso. Em Amargosa, especificamente, dois tremores ocorreram em um intervalo de menos de seis horas, e, ao contrário do que foi relatado em Jaguarari, esses abalos foram sentidos pela população.
O Labsis/UFRN segue monitorando a atividade sísmica na Bahia para entender melhor os padrões desses eventos e fornecer informações à população e às autoridades.
Compartilhe