Viver e trabalhar fora do Brasil é o sonho de muitos brasileiros principalmente se falar o mesmo idioma que é o caso de Portugal. Motivados pela cultura, idioma em comum e a possibilidade de crescimento pessoal e profissional em um país europeu.
A busca por procurar bons empregos e fazer intercâmbio em faculdades em Portugal tem crescido bastante nos últimos tempos, visto que a qualidade de vida em Portugal, a segurança e também que não precisa aprender outros idiomas para sobreviver no país.
Portugal tem crescido no setor de TI e está atraindo empresas inovadoras.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
Para conseguir profissionais qualificados em TI, o governo de Portugal tem colocado vários incentivos, como bolsas de estudo para estudantes brasileiros e de outras nacionalidades.
Essas bolsas, oferecidas pelo governo de Portugal, tem o objetivo atrair e capacitar profissionais em setores estratégicos de TI, com um valor mensal estimado em 750 euros (aproximadamente R$ 4,6 mil na cotação atual).
As bolsas de estudo cobrem não só o curso mensal, mas também oferecem uma ajuda de custo para despesas pessoais, facilitando a permanência dos estudantes estrangeiros em Portugal.
Os candidatos têm a opção de escolher vários cursos dentro do campo da TI, como:
- Desenvolvimento de Software;
- Ciência de Dados;
- Inteligência Artificial;
- Segurança Cibernética;
- Gestão de Projetos de TI;
- Redes e Infraestrutura;
- Design de Experiência do Usuário (UX/UI).
Todos os cursos é obrigatório fazer o estágio, que é realizado após a conclusão do curso. É importante ter estágio, por conta que vai dar uma experiência prática para o aluno ingressar no mercado de trabalho.
Como aproveitar essa oportunidade?
Para conseguir a vaga o estudane precisa se regularizar com o governo português, isto é, obter o Número de Identificação Fiscal (NIF), equivalente ao CPF no Brasil.
Também se inscrever às bolsas de estudo, é importante ter completado o ensino médio.
Quem tiver interesse, deve procurar informações detalhadas no site oficial do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), (https://www.iefp.pt/ ) a entidade responsável pela oferta das vagas. No site do IEFP, as informações estão no menu “Emprego”, “Formação” e “Apoio”.
Compartilhe