Neste domingo (19), o Brasil perdeu um ícone da comunicação: João Baptista Belinaso Neto, o lendário Léo Batista. Aos 92 anos, ele faleceu devido a um câncer no pâncreas, deixando um legado inesquecível de quase 80 anos de carreira. Internado no Hospital Rios D’or, no Rio de Janeiro, desde o início de janeiro, o jornalista era reconhecido como a voz que acompanhou gerações e trouxe emoção, informação e história para os lares brasileiros.
Um Ícone que Fez História
Nascido em 1932, em Cordeirópolis (SP), Léo Batista participou de momentos históricos que marcaram o Brasil. Foi a primeira voz a noticiar o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, pela Rádio Globo, e também anunciou a morte de Ayrton Senna, em 1994, na TV Globo.
Na emissora carioca, onde trabalhou por 55 anos, tornou-se sinônimo de esportes, apresentando programas como Jornal Hoje, Esporte Espetacular, Globo Esporte e marcando gerações ao lado da famosa Zebrinha no Fantástico. Seu envolvimento com a cobertura de 13 Copas do Mundo e 13 Jogos Olímpicos reflete a dimensão de sua contribuição para o jornalismo esportivo brasileiro.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
Um Comunicador Inquieto e Multitalentoso
Mesmo aos 92 anos, Léo Batista mantinha a vitalidade que o consagrou. Até o meio de 2024, ainda trabalhava no Globo Esporte, mostrando a paixão que o acompanhou por toda a vida. “Enquanto tiver essa vitalidade, vou seguindo”, disse ele em uma de suas últimas entrevistas. Além de jornalista, foi cantor, comediante, artista plástico, dublador e até narrador de desenhos da Marvel nos anos 60, evidenciando seu talento multifacetado.
Humildade e Gratidão: Um Legado de Inspiração
“Estive no lugar certo, na hora certa”, dizia Léo Batista ao relembrar os momentos que marcaram sua carreira. Mas seu sucesso não foi apenas sorte: foi dedicação, competência e amor pelo que fazia.
O jornalista não apenas informou, mas emocionou. Foi a voz que trouxe notícias marcantes e, muitas vezes, difíceis, ao mesmo tempo em que celebrava as conquistas do esporte e da sociedade. Um exemplo de profissionalismo e paixão pela comunicação.
Compartilhe