Por causa do feriado do Dia dos Comerciários, celebrado na segunda-feira (21), os mercados estaduais administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), terão fechamento antecipado. A Central de Abastecimento de Salvador (Ceasa) estará fechada.
O Dia do Comerciário ou Dia do Comércio é celebrado anualmente em 30 de outubro no Brasil. No entanto, em Salvador e em algumas cidades brasileiras, como Recife, a data é comemorada na terceira segunda-feira de outubro, próximo dia 21, e somente o comercio é fechado…
Confira os horários abaixo:
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
Ceasa
21/10: Fechada
Mercado do Ogunjá
21/10: 6h às 13h (fechamento antecipado)
Mercado de Paripe
21/10: 6h às 14h (fechamento antecipado)
Sete Portas
21/10: 6h às 13h (fechamento antecipado)
Mercado do Rio Vermelho (fechamento antecipado)
21/10
Boxes: 7h às 14h
Praça de alimentação: 7h às 16h
Qual a origem do dia do comerciário?
No início do século XX, as condições de trabalho para os comerciantes eram exploratórias. Os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, e não tinham folgas nem no domingo ou feriados
Começaram a se formar pequenos grupos e associações de apoio, que mais tarde se tornariam os atuais sindicatos trabalhistas.
Essas manifestações e associações se espalharam por todos os estados do Brasil. Em 29 de outubro de 1932, ocorreu uma grande manifestação no Rio de Janeiro, com mais de 5 mil comerciários marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete).
Os manifestantes foram recebidos pelo presidente Getúlio Vargas, que atendeu às reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, em 29 de outubro de 1932, estabelecendo a jornada de trabalho de 8 horas diárias e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes..
A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 1932, sendo esta data reconhecida pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, como o Dia Oficial do Comerciário.
Compartilhe