Dez milhões de brasileiros já receberam a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Este novo documento visa modernizar o Sistema de Identificação do Cidadão no Brasil, pois garante dados mais precisos para os registros governamentais, reduzindo fraudes e aumentando a segurança nos processos de identificação. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29/7) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
O documento, que começou a ser emitido em julho deste ano, atualiza o Sistema de Identidade Nacional ao usar o número do CPF como o único número de Registro Geral (RG), eliminando a emissão de documentos com números diferentes por estado.
“Estamos colaborando com os estados para aumentar a emissão da CIN. Recomendamos aos cidadãos interessados em obter o novo documento que busquem o posto de atendimento em seu estado”, afirmou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital. Atualmente, a CIN é disponibilizada em 24 estados e no Distrito Federal, com exceção do Amapá e Roraima, que ainda não emitiram a nova carteira.
Vantagens
A CIN acompanhará o ciclo de vida dos cidadãos, permitindo que o governo futuramente emita informações importantes.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
Por exemplo, poderá orientar estudantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou informar a idosos sobre benefícios como o BPC. “Com a CIN, será mais fácil verificar se uma pessoa tem direito ao Bolsa Família ou notificar sobre a data de uma consulta médica”, acrescentou Mascarenhas.
Outra vantagem é a integração com a identidade digital do GOV.BR, elevando a conta do usuário ao nível ouro, que garante maior segurança. Atualmente, o GOV.BR tem mais de 159 milhões de usuários e oferece acesso a mais de 4,3 mil serviços digitais.
Veja também: Gelateria da Bahia faz sucesso com sorvete de acarajé: Uma delícia inesperada
Veja também: Guia prático ajuda a identificar fake news na internet
O novo documento não inclui gênero, nome social ou registro, mudanças solicitadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para promover mais cidadania e respeito às pessoas LGBTQIA+.
A primeira via da CIN é gratuita e pode ser emitida até 2032. Mais informações sobre a nova carteira estão disponíveis online.
Características da CIN
- Utiliza apenas o número do CPF.
- Inclui um QR Code para verificar a autenticidade e se foi furtado ou extraviado.
- Possui o código internacional usado em passaportes (MRZ), permitindo seu uso como documento de viagem.
- A versão digital pode ser acessada pelo aplicativo GOV.BR, desde que o cidadão tenha a carteira física.
- É válida em todo o território nacional. Se o documento físico for esquecido, a versão digital pode ser apresentada no celular.
Validade da CIN
- 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos.
- 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos.
- Validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.
Fonte: Agência Brasil
Compartilhe