A Bahia acaba de ser destaque com um evento de Tendas Indígena e Quilombola, que promete trazer suas culturas, saberes e ancestralidade nas produções, a exemplo do artesanato sustentável e outros produtos que refletem a riqueza cultural da Bahia. Essa celebração, irá trazer também inclusão, geração de renda e valorização dessas comunidades, que será nos dias 11 e 15 de dezembro, o Parque Costa Azul, em Salvador, recebe a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Na Tenda Indígena, povos originários, de várias regiões da Bahia, trazem produtos que refletem seus saberes e tradições. Otto Payaya, da etnia Payaya, de Utinga, na Chapada Diamantina, adianta algumas das atrações que estarão disponíveis na Tenda.
“Levaremos mais de 75 ervas medicinais coletadas no nosso território, além de tinturas, pomadas, bebidas tradicionais, doces, frutas desidratadas e geleias de sabores como morango e uva. É uma oportunidade para mostrar o que é produzido pelas nossas famílias e pela nossa comunidade…Isso só agregará cultura para a sociedade…”, explica.
A Tenda Quilombola, que também participará, e estará a mostra o artesanato sustentável. O público poderá admirar peças feitas a partir de materiais como sementes, palhas e coco de piaçava.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

Representando o município de Ituberá, no Território Baixo Sul, Leonildes dos Anjos, mais conhecida como Bilú, artesã da Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (ABPAGI), enfatiza a importância do evento. “Ano passado foi um sucesso. Este ano, estamos ainda mais preparadas para apresentar nossos colares, brincos e outros produtos que representam o trabalho de tantas mulheres quilombolas, agricultoras e pescadoras. É uma forma de levar sustentabilidade e fortalecer nossa comunidade”, ressalta.
Na feira você encontrará produtos diversos, como os lançamentos cerveja de mel de cacau, cerveja de mandioca, cervejas de cacau, pão de queijo, as tradicionais pastas de castanha-de-caju, chocolates de origem, cafés, doce de cabra, geleia de mel cacau com pimenta, doce de buriti, flocão de milho natural e muitas novidades de produtores de toda a Bahia.
As Tendas Indígena e Quilombola contam ainda com a participação de organizações de diversos territórios da Bahia, reforçando a diversidade de povos, etnias e culturas que compõem o estado. O público terá acesso a uma ampla variedade de itens, como roupas customizadas, acessórios, biojoias, peças em cerâmica, ervas medicinais e artesanatos sustentáveis.
Além desses espaços, a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que celebra a tradição e a diversidade cultural da Bahia, oferece uma programação ampla e diversificada.
A Feira vai muito além das tendas. Você poderá explorar uma programação cheia de comidas típicas, e apresentações musicais da cultura local. Mais de quatro mil produtos estarão sendo comercializados.
É a oportunidade de ficar por dentro e conhecer um pouco mais a tradição, ancestralidade, sustentabilidade e inovação das duas culturas.
Esse evento que movimentará a economia de muitos empreendimentos da agricultura familiar e dos municípios onde elas estão instaladas.
A abertura acontece na quarta-feira, às 18h, e de quinta a domingo, o evento estará de portas abertas, esperando por você. Venha fazer parte dessa celebração, conhecer novas histórias e apoiar quem mantém vivas as raízes da nossa terra!
Horários de funcionamento da Feira:
Quarta-feira (11/12) – Abertura 18h
Quinta-feira (12/12) – 12h às 22h
Sexta-feira a domingo – 10h às 22h
Compartilhe