Que dia o horário de verão iniciará se a medida for aprovada?

dd

Que dia o horário de verão iniciará se a medida for aprovada?

O possível retorno do horário de verão segue resposta. A retomada da medida seria para tentar evitar um racionamento de energia devido à seca extrema no país, segundo o Ministério de Minas e Energia.

Conforme o jornal Folha de S.Paulo, a decisão final do governo Lula deve sair até o final desta semana.

Que dia o horário de verão iria começar?

Conforme o decreto que regula o horário de verão, modificado pela última vez em 2017, ele deve sempre começar no primeiro domingo de novembro e terminar no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

“O encerramento do horário de verão será omitido para o domingo seguinte, caso coincida com o domingo de Carnaval”, estabelece o decreto.

Porém, o governo ainda não informou se esse decreto será usado para o retorno do horário de verão em 2024. O ministro Alexandre Silveira apenas mencionou, em uma entrevista recente, que se aprovada, a medida começaria em novembro.

Portanto, se o decreto for mantido, à meia-noite de 3 de novembro, os relógios deverão ser adiantados em uma hora.

Opiniões contrárias

O setor de aviação, por exemplo, não quer o horário de verão, pois a mudança de horários deveria ser alinhada com meses de antecedência, pois já existem passagens vendidas. 

Toda via, a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) recomendou a mudança em razão da seca que assola o Brasil.

As regiões que farão o horário de verão têm um tempo extra de luminosidade no fim da tarde, adiando o acionamento de lâmpadas e economizando energia elétrica.

Qual é a opinião da população?

Conforme um levantamento realizado pelo portal Reclame Aqui juntamente com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 41,8% dos entrevistados apoiam o retorno do horário de verão. A pesquisa contou com a participação de três mil pessoas.

O maior índice da população que apoia o horário de verão corresponde às regiões: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Por outro lado, 25,8% são contra a mudança no relógio, e 17% veem a medida com indiferença.

Ainda de acordo com a pesquisa, 35,2% das pessoas disseram se sentir mais seguras durante o horário de verão, especialmente ao voltar do trabalho. Enquanto isso, 19,5% afirmaram se sentir menos seguras e para 41,9% a mudança não influencia.

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: