A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que não há possibilidade de antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS para abril. Segundo ela, a medida seria inviável neste momento.
Tebet destacou que, nos últimos anos, o pagamento tem ocorrido entre maio e junho e que uma possível antecipação depende de uma decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na semana passada, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, informou que o governo segue avaliando a antecipação do 13º, mas ainda não definiu o período exato para os depósitos. Segundo ele, há duas possibilidades sendo analisadas: entre abril e maio ou entre maio e junho.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
Como funciona a antecipação do 13º do INSS?
O abono extra pago aos segurados do INSS tradicionalmente ocorre no segundo semestre do ano. No entanto, nos últimos anos, os governos Bolsonaro e Lula anteciparam a liberação do benefício como estratégia para estimular a economia, movimentando o comércio e os serviços sem comprometer o orçamento, pois o pagamento já está previsto dentro das contas públicas.
Em 2022 e 2023, o 13º foi pago entre maio e junho. Já em 2024, houve um adiantamento para abril e maio. Para que a antecipação ocorra novamente em 2025, o governo precisa publicar um decreto oficializando as novas datas de pagamento.
Quem tem direito ao 13º salário do INSS?
O benefício é destinado a mais de 33 milhões de segurados que recebem algum dos seguintes auxílios:
- Aposentadoria
- Pensão por morte
- Auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença)
- Auxílio-acidente
- Auxílio-reclusão
- Salário-maternidade
Como o 13º é pago?
Nos últimos anos, o pagamento do 13º salário do INSS foi dividido em duas parcelas:
- Primeira parcela: para beneficiários que recebem até um salário mínimo
- Segunda parcela: para segurados que ganham acima do piso nacional
Cada parcela é depositada junto com o pagamento regular do benefício do mês correspondente. Assim que o governo confirmar o calendário oficial para 2025, os beneficiários poderão consultar as datas de pagamento diretamente no site do INSS ou no aplicativo Meu INSS.
Compartilhe